Quando falamos de esporte, não estamos falando apenas do futebol,da natação, do Judô.
Quando falamos do esporte estamos falando também da formação do aluno como cidadão.
A prática do esporte propicia o desenvolvimento tanto individual quanto social do individuo, infelizmente nem todas as instituições vêem dessa forma
Cabe ao educador ensinar a cair e levantar, dar golpes, se defender, mas nada disso vale a pena se for feito somente dentro dos tatames. É preciso saber cair e levantar na vida.
Através do esporte promovemos a socialização, a rotina, a persistência, respeito e uma inesgotável fonte de conceitos éticos e morais. Mas como foi dito acima, nem todas as instituições fazem dessa forma, levando seus alunos a agirem com desrespeito diante de seus adversários, perdendo a essência e o sentido do esporte.
Portando, a você educador fica o desafio de não desistir diante dos obstáculos e não descuidem da sua missão de educar. O esporte e a educação sozinhos não transformam a sociedade, e a sociedade, tampouco sem eles muda.
Tudo estará perdido quando o educador deixar de fazer o seu papel e se tornar uma pessoa comum, que torce e incentiva os seus alunos a ação não desportiva, quando acha normal o desrespeito entre atletas e o mais triste é quando isso ocorre com crianças que estão na fase de formação do seu caráter.
Não podemos esquecer que o educador é um formador de opinião, e o seu aluno o tem como referência e exemplo.
Bárbara Queiroz Leandro
Judoca e cursa o 2º ano normal no CENSA
13 de out. de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário